A importância aterramento

Para muitos profissionais da área de infraestrutura e principalmente da área técnica de hardware, a utilidade e a importância de um bom aterramento ainda são pouco conhecidas. Apesar ter cada vez mais destaque nos cursos técnicos e superiores de TI, o aterramento ainda é deixado em segundo plano – ou nem é lembrado – ao se projetar a rede elétrica de um prédio/casa. São comuns as situações onde um pseudotécnico diz ao usuário que “pode quebrar aquele terceiro pino ou usar um T (ou benjamim)” para descartar o aterramento. Isso é ridículo! Como um profissionais chega ao ponto de ignorar algo que foi tão martelado nos cursos que ele frequentou e que é tão importante para a segurança do usuário e do próprio equipamento? A discussão de hoje irá abordar os principais conceitos referentes ao aterramento e sua importância para o funcionamento dos equipamentos que dele precisam.O aterramento da rede elétrica é definido internacionalmente pela norma EIA/TIA 607A. Nesta norma estão especificados todos os procedimentos, equipamentos e tolerâncias de medidas que devem ser utilizadas na hora de projetar e construir um aterramento.

A “preocupação do aterramento” basicamente se restringe à segurança das pessoas que usam os equipamentos de informática – computadores – e ao bom funcionamento dos próprios equipamentos.

Utilizando um eletrodo de aterramento – como também é chamada a haste de cobre – a energia estática acumulada na carcaça metálica destes equipamento terá por onde escoar e não causará choques nem funcionamento intermitente destes equipamentos. Para quem não sabe, as tensões geradas pelo atrito entre os corpos – o qual chamamos de energia estática – podem chegar a 40000V se não forem dissipadas por algum condutor. E como foi dito anteriormente, o fio terra ligado a haste de aterramento são os responsáveis por escoar toda essa energia acumulada nos corpos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o organismo responsável pelas especificações técnicas e normatização de produtos, serviços e instalações, definiu 4 níveis baseados na resistência do aterramento para se determinar sua qualidade.

Comentários