Novo antivírus da Microsoft (gratuito)

O Microsoft Security Essentials 2 Beta apresenta as melhorias que estarão na próxima versão do antivírus. E elas são muitas e interessantes.

A primeira delas é que o software agora resolve um dos seus grandes problemas: a complexa integração com os serviços que ele usa do sistema Windows, como o firewall e o Smart Screen Filter do Internet Explorer.

Agora, o software pergunta para o usuário, durante a instalação, se ele quer utilizar o recurso nativo do Windows. Já ao recurso do IE, ele se integra sozinho. Antes, as duas tarefas eram manuais. Portanto, se o usuário não configurasse o Microsoft Security Essentials direito, o PC ficava totalmente desprotegido.

O antivírus também teve o sistema de proteção contra malware aperfeiçoado. Agora, ele traz mais ferramentas e recursos para o usuário proteger o PC das pragas digitais - em tese, o novo sistema de defesa é mais forte do que o anterior.

Além disso, como a integração com os recursos de segurança do IE 8 estão melhores, o Microsofty Security Essentials ficou mais esperto para defender o computador de spyware e outros softwares mal-intencionados, como cavalos de troia.

O programa de segurança da Microsoft mantém os traços da interface da primeira versão. A única coisa diferente é a inclusão de um fundo meio acinzentado. Por isso, o Microsoft Security Essential continua com um dos seus principais trunfos: a facilidade de uso.

O esquema de alerta de segurança, aliás, foi mantido integralmente: a barra verde na janela do software indica que está tudo bem, a laranja sinaliza que algo precisa ser verificado. A vermelha, por sua vez, indica que o software detectou alguma ameaça danosa ao computador.

O software está disponível para os sistemas Windows XP, Vista e 7 de 32 e 64 bits. Num primeiro momento, a Microsoft liberou o programa apenas nos idiomas inglês, português e chinês. Para baixá-lo, o usuário deve ter uma conta no Windows Live (Hotmail ou MSN).

Um alerta: como ele ainda está em estágio beta, o Microsoft Security Essentials pode apresentar falhas. 


Fonte: Infor

Comentários