Por que pago por 1 Gbps de conexão e só recebo 1 Kbps? Isso é legal?

Muitas pessoas sequer já perceberam isso, mas no Brasil os provedores de acesso à internet vêm vendendo gato por lebre, quando o assunto é velocidade de conexão. Por outro lado, muitas pessoas também já perceberam a prática, dentre muitas outras coisas “ilegais” que essas empresas fazem com seus clientes.

Mas afinal, por que a velocidade da minha internet quase sempre fica abaixo daquilo que contratei? Por qual motivo os provedores não disponibilizam aquilo que fazem questão de dizer que têm? PORQUE ELAS NOS ENGANAM?


Pra responder algumas perguntas, irei fazer outra: “Você leu todo o contrato que foi assinado no dia da aquisição do serviço de internet?”. Aposto que 80% das pessoas que irão ler este post dirão que não leram. 

O que acontece é que as empresas se aproveitam desse fato para adicionar cláusulas (geralmente em letras microscópicas) que são mais ou menos dessa forma:
“olha, eu tô te vendendo 1 giga de conexão, mas eu só vou te garantir 64 Kbps”.
É amigo, é exatamente isso que acontece! Elas nunca garantem 100% daquilo que vendem. E o mais interessante é que a nossa legislação acaba amparando essas empresas, pois elas se baseiam no propósito de que se o usuário assina o contrato, ele acaba aceitando TUDO o que foi dito ali.
Um exemplo bem conhecido disto é o serviço oferecido pela Oi, o Velox. Lá você assina um plano de velocidade X, mas você só tem a garantia de que irá receber apenas 10% do que você deveria receber.
Quer tirar a prova? Faça o teste… Pegue sua cópia do contrato e leia, ou faça algo mais interessante e confirme tudo o que falo aqui: ligue para o suporte e pergunte o motivo de sua velocidade não ser a que apareceu ali na propaganda.
Algumas vezes as pegadinhas são outras… Elas se aproveitam da falta de atenção dos que estão a assinar o contrato, e nesse caso eu fui a vítima. Vejam esse trecho do meu contrato:
Acredite, 
minha conexão é de apenas 200 kbps

Agora eu irei dar 1 real pra quem acertar qual a pegadinha no meu contrato
Dou-lhe uma…
Dou-lhe duas…
Dou-lhe três!

Acertou quem disse que minha conexão é de ATÉ 200 kbps! Não entendeu? Deixe-me explicar… Os safados do meu provedor podem me oferecer desde 0,1 kbps até 200 kbps. O que acontece é que uma mera má interpretação do texto pode lhe dar muitas, mas muitas dores de cabeça!

O pior é que depois de ler essa cláusula enquanto escrevia este post, percebi uma outra possível pegadinha. Vejam o trecho: “Acesso à Rede Internet…”. Baseado nessas 4 palavras, eles poderiam muito bem oferecer apenas o acesso a uma rede de computadores qualquer, desde que ela seja chamada de “internet”.

E aí você me pergunta: “E se eu quiser uma conexão com 100% de garantia de velocidade e disponibilidade?”. Eu lhe diria que você teria que abrir uma empresa para usar seu CNPJ e a partir disso pagar 3 mil reais por um link dedicado. 

Fonte: I/O Tecnologia


Comentários