Os últimos fracassos do Google



Começo este post com uma pergunta bem simples: Mick Jagger trabalha no Google?
Ultimamente a dona do melhor buscador da internet não tem obtido muito sucesso quando o assunto é emplacar novos serviços ou produtos no mercado, como o Wave, Buzz, e mais recentemente o Nexus One.
Onde foi parar a força da marca Google? Porquê eles não conseguiram emplacar  praticamente nada no mercado mundial nos últimos anos?

Google Wave


Quando estava em fase de desenvolvimento e foi citado pela primeira vez, foi informado que apenas 100.000 pessoas poderiam usar o serviço que, segundo eles, seria a maior “onda” que a internet já viu. Iria integrar recursos de redes sociais, comunicador instantâneo, e-mail e outras coisas mais. Nessa época muitas pessoas (principalmente da área de TI) fariam de tudo pra ter um convite, pois se tratava de um serviço apenas para convidados.
Não passou muito tempo e quando o serviço já ficou mais comentado, as pessoas já iam perdendo a vontade de usá-lo. O motivo? Olha só:
1. Interface nada intuitiva
2. Dificuldade de incluir novos contatos
3. Funcionalidades misturadas com as waves
Tudo isso foi mais do que o suficiente pro público ignorar o Google Wave. No fim das contas, a tal “onda” não passou de uma “marola”

Google Buzz


Muitos dizem que ele tentou se passar pelo Twitter. Integrado a sua conta do Gmail, o Buzz permite seguir e ser seguido pelos seus contatos do Gmail. Tal como ocorre no Twitter, você pode compartilhar o seu status com toda a sua rede. É ou não é uma cópia lavada do nosso “pombo correio”?
O fracasso aconteceu logo nos primeiros dias. Lembra que citei no parágrafo anterior que ele é integrado ao Gmail e que segue todos os seus contatos? Então… Tudo isso foi feito automaticamente sem sequer perguntar ao usuário do Gmail se ele queria fazer parte do Buzz ou não, fazendo com que todas as informações de um usuário ficassem expostos a qualquer um da rede.
Imagine:
1. Sua mulher encontrando e-mails trocados entre você e sua amante.
2. Um funcionário trocando e-mails com executivos da empresa concorrente.
3. Jornalistas expondo todos os meios de contatos de suas fontes.
Enfim, tudo isso levou o Google Buzz ao fracasso antes mesmo que pudesse vingar nas listas de melhores redes sociais.

Nexus One


Esse foi o fracasso mais recente. O “telefone do Google” é o famoso smartphone de quem já possui um dos melhores sistemas para dispositivos móveis, o Android. De fato ele foi considerado um ótimo produto. Oferecia bons recursos, até mais que o iPhone, um bom desenho, funcional, enfim, qualidades não faltavam.
E aí, onde está o fracasso?
Ora, pra que uma empresa vai fazer um produto que só será vendido oficialmente em meia dúzia de países, por apenas uma operadora, custando o preço dum notebook?
Nos EUA, ele só era disponibilizado através de duas operadoras de telefonia ou caso fosse comprado desbloqueado pela própria loja do Google. Preço? Apenas 529 US$! Para efeito de comparação, um iPhone 4 na sua versão mais completa, custa 299 dólares, e o iPad custa 500 dólares na versão básica!
Resultado: foram vendidas 80 mil unidades no primeiro mês, enquanto o iPhone 4 vendeu cerca de 3 milhões de unidades, segundo o Steve Jobs.
Pelo andar da carruagem, parece que teremos mais um tiro no pé do Google… Estou falando do possível fim do Orkut para a entrada do Google ME. Sinceramente creio que ela será um fracasso, pois ela está “contando com os ovos no cú da galinha”, como diria minha mãe, pois eles acreditam que todos os usuários do Orkut irão permanecer na nova rede.

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